Como fazer a regularização de tacógrafos

Geci Car Tacógrafos te orienta a fazer a regularização do seu equipamento. Abaixo, você encontra os passos para regularizar do tacógrafo do seu veículo.

Passo 1
Verifique aqui se o seu tacógrafo está regularizado.

Passo 2
Caso o tacógrafo não esteja verificado, o proprietário deverá emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) no valor de R$ 149,00.
Para emitir a guia, clique aqui.

Passo 3
Com a guia e a quitação, o veículo deverá ir a um posto de ensaio credenciado pelo Inmetro para realização da selagem e verificação do tacógrafo.

Passo 4
Após a realização da verificação do tacógrafo, consultar o seu certificado de verificação com validade de dois anos.
Para consultar clique aqui.

Fazemos ajustes, manutenção, instalação e verificação metrológica. Se você ainda não fez a verificação do seu tacógrafo, consulte-nos!

Para que serve a verificação do tacógrafo?

A verificação tem como principal objetivo assegurar que as medições realizadas por esses instrumentos sejam confiáveis, de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Inmetro.

Quem deve fazer a verificação do tacógrafo?

De acordo com a legislação, através das portarias 201/2004, 444/2008 e 462/2010, do Inmetro, são obrigados a realizar a verificação dos tacógrafos os seguintes veículos:

  • Transportadores de carga em geral, com peso bruto superior a 4.536 kg
  • Transportadores de passageiros acima de 10 lugares
  • Transportadores de produtos perigosos
  • Transportadores escolares

Por que verificar o cronotacógrafo (tacógrafo)?

cronotacógrafo é um instrumento de uso obrigatório pelo CTB para veículos de transporte e de condução escolar, transporte de passageiros com mais de 10 lugares e de carga com peso bruto total superior a 4,536 toneladas.

Ele tem o objetivo de indicar e registrar a velocidade e a distância percorrida no tempo de direção no veículo em que está instalado, permitindo determinar o tempo de direção e de parada dos condutores. Além disso, permite a reconstituição e a elaboração de laudos técnicos em caso de acidente com produção de provas aceitas legalmente.

Assim, a verificação dos cronotacógrafos pelo Inmetro trará confiabilidade dos registros desses instrumentos, ajudando a diminuir o número de acidentes pelo controle contínuo da condução desses veículos.

O que devo fazer para verificar meu cronotacógrafo?

Basta comparecer a um posto de ensaio credenciado pelo Inmetro, de posse da GRU, no valor de R$ 149,00, e comprovante de pagamento, para realizar a selagem e os ensaios do instrumento. Eles são necessários para obter o certificado de verificação, válido por dois anos.

Caso não exista posto de ensaio próximo, os instrumentos poderão ser selados em posto de selagem cadastrado, que solicitará ao Inmetro um certificado provisório de verificação válido por até três meses, período no qual o veículo deverá ser conduzido a um posto credenciado para a realização do ensaio metrológico.

Endereço do posto de selagem e de ensaio: Av. Santos Dumont, 1.181, Cumbica, Guarulhos/SP.

O certificado provisório pode ser prorrogado?

A prorrogação do certificado provisório poderá ser autorizada quando ficar comprovada a inviabilidade da realização de ensaio por restrição ou pela excessiva dificuldade de locomoção do veículo a um posto de ensaio.

Como recebo o certificado de verificação?

A disponibilidade e a impressão de todos os certificados de verificação válidos para cronotacógrafos ocorrem pelo: www.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo

Ligue Grátis

Efetuando Chamada

. . .

Por favor, aguarde. Seu telefone irá tocar.

Avalie nossa empresa no GuiaMais.com